sábado, 26 de junho de 2010

100 anos de Sapopemba

"Imagens em transição na periferia. Poucas pessoas conhecem as coisas boas presentes nesse bairro. A maioria das vezes que ele ocupa o noticiário da TV ou outros espaços da mídia, os temas não variam muito: violência, pobreza e falta de infra-estrutura.



Quem é morador do local há mais de 20 anos, percebe o quanto a qualidade de vida no local evoluiu. Basta chegar na altura do número 8500 da Avenida Sapopemba - a terceira maior do mundo em extensão - para descobrir que isso é realidade. Para os vizinhos da Zona Leste de São Paulo, ela é conhecida como uma região excelente para compras e visitação religiosa.


O local, povoado em sua maioria por imigrantes italianos e portugueses, tem na igreja matriz uma homenagem à Nossa Senhora do Rosário, muito aclamada em Portugal. Possui uma imagem da Santa do Rosário, padroeira de nossos descobridores, vinda para cá em 1921. Sua arquitetura possui vitrais belíssimos e a nave azul da igreja pode ser vista à longa distância na Zona Leste. Seu ossário, ambiente de paz e calma durante todo o dia, possui uma capela pequena e aconchegante. É um refúgio ao corre-corre da avenida central.


A tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário, completa seus 77 anos em 2006 e acontece durante todos os finais de semana de maio. A comunidade local prestigia o evento, que já foi maior, mas que ainda hoje é motivo de mobilização de todo o bairro. Não há quem não traga na memória boas recordações da festividade nos anos 70, 80 e 90, quando as caravanas marcavam presença na comemoração.


O mercado municipal Antonio Gomes fica próximo à paróquia. É uma construção recente, de 1992, mas seu estacionamento abriga um patrimônio natural: uma árvore da espécie Sapopema, uma das origens do nome do bairro. Oferece o típico pastel de feira e outros produtos alimentícios."
 
http://www.saopaulominhacidade.com.br
 
A Avenida Sapopemba, onde já morei e ainda moro proximo, é a terceira maior do mundo.
E a Escola Sapopemba é onde trabalho, só faltou uma foto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enrole aqui seus brigadeiros