quinta-feira, 28 de abril de 2011

Arroz de programa de TV

Boas noites! ai que dor de cabeça básica... Bom, terça eu fui novamente participar da platéia de mais um programa, o Quinta Categoria. É bem interessante, é outra coisa ver a coisa ali. Antes de ir pra lá fui "matar a saudade" da galeria do rock. Quase que não encontro minha loja favorita, mas o senhor simpático não tá mais lá, uma pena...

Sabe por que as novelas são chamadas em inglês de "óperas de sabão"?



Esse anormal título vem das radionovelas americanas dos anos 30, que exibiam dramalhões românticos deslavados. Destinados ao público feminino, eram programas que iam ao ar depois do almoço e eram populares pacas. Não demorou pros fabricantes de sabonetes descobrirem mídia tão favorável pra anunciarem suas marcas às donas-de-casa. Era uma época na qual a indústria de cosméticos ainda não tinha tanta variedade de produtos e o sabonete era explorado como o principal aliado da beleza feminina, pra cuidar da pele e tambem do cabelo. A partir da década de 50, com a popularização da TV, as propagandas do produto migraram tambem pra telenovela, novidade que logo foi batizada de soap opera (ópera de sabão, em inglês - nome engraçado de falar, tenta só: "sopópera"). Usando essa expressão os críticos ironizavam as novelas, vistas como um entretenimento sem conteúdo ou valor artístico se comparadas com as óperas originais, consideradas a maior manifestação de cultura nos séculos XIX e XX.


(CONTEÚDO BASEADO EM EDIÇÃO MÓ VELHA DA "MUNDO ESTRANHO")

3 comentários:

  1. Mas as novelas são um entretenimento sem conteúdo ou valor artístico! (Embora eu não goste de ópera tbm).

    Novelas são assumidamente criadas para pessoas de inteligência tão baixa q não conseguiriam entender nada um pouco mais complexo, e quem assiste esse tipo de coisa é pq de alguma forma se encaixa no perfil.

    E não sou eu que digo, isso é fato estudado em qqer faculdade de comunicação e admitido pelos próprios criadores e veiculadores de novelas.

    ResponderExcluir
  2. Nem assito. Perder tempo?
    Blog criativo!
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Negócio de TV! Bom mesmo é ouvir um bom brega ao lado de minha nega. Um beijo do véi!

    ResponderExcluir

Enrole aqui seus brigadeiros