quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Rinítica

Um ano atrás escrevi no velho blog q eu havia tido 1 crise nervosa d rinite, a pior d todas. Ironicamente, hoje acho q ja faz 1 mês q dispensei meus lencinhos praticamente. Eu tinha acabado d passar no otorrino e ele me receitou um tratamento, nem comprei o remédio ainda, talvez eu me trate.


Conhece a expressão "outros quinhentos"? d onde ela vem?


Acredita-se q ela nasceu a partir d 1 lei instituída na península Ibérica, mais ou menos no séc XIII, q estipulava 1 multa d 500 soldos a quem ofendesse 1 nobre. Qdo ocorria reincidência, o agressor deveria pagar outros 500, e a expressão pode ter vindo daí. Numa peça chamada PRECIPÍCIO DE FAETONTE (1738), d Antônio José da Silva, tem a frase: “quem albardar 1 formosura, há d aturar o ser raivosa, zelosa, comichona, pedinchona, desvanecida: pois se tiver acintes d madre, ainda são outros quinhentos”. Mas tem coisa mais antiga, tipo a peça FILODEMO (1587), d Camões, em q 1 personagem diz “Dionísia, a mais formosa dama q nunca espalhou cabelos ao vento, eh filha d não sei quem” e outro responde “esses são outros quinhentos”. Até em Dom Quixote a referência aparece: “fidalgo d solar conhecido, d posses e propriedades, e d merecer quinhentos soldos”, diz o protagonista a seu escudeiro Sancho Pança.

CONTEÚDO DA REVISTA “MUNDO ESTRANHO”

Um comentário:

  1. legal...afinal sempre e bom saber...afinal tudo e cultura...ou são outros quinhentos eee

    ResponderExcluir

Enrole aqui seus brigadeiros