terça-feira, 27 de abril de 2010

Cartas na mesa

Meu celular tá cheio de probleminhas e eu tô tentando dar um jeito, acabei de formatá-lo. Deixo vocês com algumas dicas de jogos de cartas que aprendi em minha viagem do ano retrasado pra Minas, minha prima Aninha me ensinou todas elas.

ROUBA MONTE

Coloque 6 cartas d números diferentes na mesa e distribua 4 p cada jogador. Alguém começa formando 1 par com 1 carta sua e 1 da mesa (par de números), e se ñ tiver põe 1 carta sua na mesa. Os jogadores tem que pôr 1 por cima do outro os pares q cada 1 for formando. Se alguém tiver 1 carta do msm número que tiver em cima do monte d outra pessoa, pode roubar o monte. Qdo as cartas acabam, distribua + 4 p cada até o fim. Ganha quem termina com o maior monte.
(desculpinha se é difícil de entender, mas pra mim é complicado explicar).

BURRO
Distribua 4 cartas para cada pessoa. Alguem joga 1 carta e os outros vao jogando 1 carta por vez, do mesmo naipe. Ganha a rodada quem jogou a carta que vale mais, e este joga primeiro na proxima. Quem fica sem cartas sai do jogo. Qdo alguem naum puder + comprar, precisa pegar todas as cartas daquela rodada. O jogo termina qdo so 1 pessoa ficar c cartas na mao, q eh o perdedor. O numero de cartas que ficou c ele é igual ao numero de anos que ele vai ficar burro.

FEDÔ
 Separe 1 carta do jogo, que ninguém pode ver, e que vai ser o fedô. Distribua todas as cartas entre os jogadores, e cada 1 forma todos os pares de números que puder. Depois, cada 1 vai comprando 1 carta do outro (sem ver d q carta se trata) e tentando formar pares. Perde quem ficar com o fedô na mão no fim do jogo, que é o par do outro fedô.

2 comentários:

  1. Jogava muito essas coisas qnd era mais nova!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem lembrava mais do jogo da minha infância: o rouba montinho. (assim eu chamava) rrsrs

    abraços

    ResponderExcluir

Enrole aqui seus brigadeiros